View Single Post

Old 05-05-2008, 05:57 PM   #679 (permalink)
Frank Cunha
Super Moderator

Frank Cunha's Avatar

Favourite Team:
SL BENFICA -BEIRA-MAR

Frank Cunha is Online
vCash: 3081
Rep: Frank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud ofFrank Cunha has much to be proud of
Rep Points: 5666
Country:

U 23 Marco Cunha[20 yrs old} the winner of the Portuguese Cup, a profissional, already complete two portuguese Tour's, now concentrates on the Portuguese Tour and the Portuguese Future of Portugal race

in 2006 portuguese tour finish in 3rd place, when he was only 18
Ciclismo Digital - Toda a actualidade ciclista - Entrevista a Marco Cunha

Recente vencedor da Taça a Portugal de Equipas de Clube, Marco Cunha é o ciclista do momento no escalão sub-23, onde já leva quatro vitórias na presente época. O jovem de 21 anos já correu duas Voltas a Portugal, espera voltar ao profissionalismo mas por agora o seu objectivo principal é a Volta a Portugal do Futuro.

“Não tinha bem a noção do que era ser profissional”

Em 2006 chegaste a profissional e nas primeiras corridas que fizeste ainda só tinhas 18 anos. Sentias-te preparado?
Sabia que a dificuldade que iria encontrar ia ser muito elevada mas não tinha bem a noção do que era ser profissional de ciclismo. Fiz uma preparação boa com o apoio do meu treinador, o Sr. Emídio Pinto, entrei com falta de ritmo e de experiência e foi muito complicado habituar-me ao andamento de profissional, mas felizmente consegui adaptar-me e comecei a tentar “sprintar”. Consegui fazer alguns lugares entre os primeiros, o que foi muito bom para mim, e consegui ganhar confiança para discutir os primeiros lugares.

No primeiro ano foste à Volta a Portugal e ali conseguiste um terceiro lugar. Como recordas essa época de estreia?
Penso que foi uma época boa e que me fez evoluir muito. Tive um apoio muito grande do treinador, o que me ajudou a sentir confiança em mim. Apostou em mim para a Volta para eu ter noção do que é corrê-la e aí consegui um terceiro lugar, o que foi excelente para mim.

No ano passado voltaste a conseguir alguns resultados muito interessantes para um jovem de 20 anos. Quais as diferenças que sentiste entre os dois anos?
Foi um segundo ano em que notei que estava melhor, que evolui bastante, e foi um ano em que obtive muitos top-ten’s.

“Foi bom vir para o escalão sub-23”

No final da época, a empresa Madeinox mudou o seu apoio para o Boavista, a continuidade da equipa profissional do CC Loulé esteve em dúvida até muito tarde e ficaste numa situação algo complicada. Como foi ingressar numa categoria que é inferior mas, por idade, é a tua?
Foi com bastante tristeza que deixei a categoria profissional, mas por outro lado foi bom vir parar o escalão sub-23. Estou numa boa equipa, onde tenho muito apoio por parte do meu treinador actual e de todos os colegas.

Sentes que o facto de já teres corrida duas Voltas a Portugal e outras provas de grande importância que poucos dos teus adversários sub-23 correram é uma vantagem relevante?
Sim, penso que sim. São provas totalmente diferentes do que faço agora mas fizeram com que ficasse com uma boa leitura de corrida e penso que é benéfico para mim.

Já lá vão quatro vitórias e uma delas foi a Taça de Portugal de Equipas de Clube, uma das competições mais importantes do escalão. Como avalias a temporada até ao momento?
Esta a ser um bom início de época. A vitória da Taça tinha sido um dos meus objectivos traçados no início do ano e consegui esse objectivo. Estou muito satisfeito e agora espero fazer um resto de época ao mesmo nível que até aqui.

“Qualquer prova é um objectivo”

O que esperas do que ainda falta cumprir e quais os próximos objectivos?
Espero obter mais vitórias. Sei que é bastante complicado mas vou fazer os possíveis. Quanto aos próximos objectivos, qualquer prova é um objectivo mas o principal será tentar vencer etapas na Volta a Portugal do Futuro.

Regressar ao pelotão profissional é um objectivo para 2009 ou mudaste a maneira de pensa?
Estou apenas concentrado no escalão sub-23 e os objectivos estão neste escalão. Espero sim, regressar a profissional mas para isso é preciso muito trabalho e dedicação. Penso que mais tarde posso voltar mas só o futuro o dirá.

Last edited by Frank Cunha : 05-05-2008 at 06:01 PM.
  Reply With Quote

register at bookmarks.com

Cheap Loan | Internet Business | Bad Credit Mortgages | Best Credit Cards | Mortgage Calculator