Reinaldo Ventura
"Mostrar o que sinto pelo FC Porto"
PAULA CAPELA MARTINS
A actual imagem de marca do FC Porto, reflectida num potente contra-ataque e num jogo de meia-distância inconfundível, tem o toque de Reinaldo Ventura. Aos 29 anos, o avançado é o melhor ou - para não ferir susceptibilidades - um dos melhores no seu posto específico a actuar em Portugal.
O líder dos marcadores, com 47 golos, que acabou de renovar contrato com o FC Porto até 2010, desvalorizou a veia goleadora, optando por sublinhar a vontade de se manter nos dragões até ao fim: "Todos os jogadores ambicionam terminar em grande. Se acabar a carreira no FC Porto, acabo num clube de topo. Seria a maneira ideal, depois de todos estes anos. Claro que ainda não penso no final da carreira, mas quero, desta forma, mostrar o que sinto pelo clube. Estou numa fase boa. Quero continuar a marcar golos, mas dou mais valor ao colectivo do que aos feitos individuais. Ainda não ganhei nada. Se formos campeões e ganharmos a Taça, aí sim, ficaria contente se também fosse o melhor marcador".
Quando já leva 18 anos de FC Porto, Ventura apontou momentos que o marcaram: "Jamais esquecerei a final europeia no Rosa Mota: era um miúdo, estava a tentar ganhar o meu espaço e marquei dois golos ao Barcelona. Nos seis títulos, recordo em especial o campeonato ganho na última jornada ao Barcelos, que tinha uma grande equipa enquanto nós vínhamos de uma renovação quase completa. O pior momento, passei-o na Luz: quando fomos agredidos e o Filipe [Santos] foi para o hospital. São coisas que não deveriam acontecer".
"Vic foi o pior jogo da época"
Recordar Vic é inevitável e Ventura foi objectivo: "Foi o pior jogo da época, e complicado de ultrapassar, pois perdemos o grande objectivo. O Vic entrou forte, nós controlámos, mas eles mudaram de táctica e marcaram na altura decisiva". No Nacional, deixou claro: "Temos capacidade para sermos campeões e se não o conseguirmos vai ser uma desilusão". No sábado houve goleada, mas o treinador não gostou da defesa, ao que Ventura respondeu: "Estávamos preocupados em fazer muitos golos, para tentar compensar a última derrota, mas o próximo jogo já não será assim".